Uma tecnologia compacta e sustentável para a digestão de lodo, a tecnologia Ephyra é baseada na digestão de fluxo pistão, em que o tempo de detenção hidráulica (TDH) e o tempo de retenção de sólidos (idade do lodo) são separados. O projeto do reator, o controle do processo e as operações foram otimizados para melhorar o desempenho e aumentar a capacidade. A tecnologia Ephyra é adequada para otimizar instalações de digestão de lodo novas e existentes.
Agora comprovada em escala real para projetos novos e de atualização, a tecnologia Ephyra foi originalmente desenvolvido pela Haskoning em cooperação com a STOWA (Fundação para Pesquisa Aplicada em Água) e Conselho de Água Zuiderzeeland . O projeto foi cofinanciado com contribuição da LIFE, instrumento financeiro da União Europeia, e com o subsídio Top Sector Energy do Ministério de Assuntos Econômicos.
Em comparação com uma instalação convencional de digestão de lodo, a Ephyra oferece:
A tecnologia Ephyra opera com três ou quatro digestores em série para obter uma digestão anaeróbica de alta taxa. A recirculação controlada otimiza as condições em cada digestor. Uma característica exclusiva da tecnologia Ephyra é que ele permite a digestão em um tempo de retenção de lodo muito curto, de apenas seis a oito dias. Esses curtos tempos de retenção resultam em uma maior capacidade do reator e em um espaço reduzido para novos digestores. O sistema é operado por uma plataforma de software avançada, o Aqua Suite Ephrya Controller, que garante a operação estável dos digestores Ephyra e inclui recirculação ajustável para otimizar o desempenho do processo.
Em comparação com uma ETE com uma instalação de digestão de lodo tradicional, a tecnologia Ephyra opera com tempos de retenção significativamente menores para aumentar a produtividade em até 50%. Além de ser adequada para otimizar novas instalações de digestão avançada, a tecnologia pode ser facilmente adaptada, fornecendo uma solução sem necessidade de construção por meio da reconfiguração para obter o desempenho ideal. Ela pode melhorar o desempenho dos digestores existentes e aumentar sua capacidade em 50 a 80%. A tecnologia Ephyra também usa menos energia e menos produtos químicos e, ao mesmo tempo, produz mais biogás, o que o torna um processo altamente sustentável. Ele também permite o uso de alternativas modernas de aquecimento, como bombas de calor.