A cidade de Araguaína é uma das cidades mais populosas do estado do Tocantins e desempenha um papel importante na economia da região. A ETE Lontra foi construída perto da Barra da Grota. O governo local investiu aproximadamente R$ 80 milhões nesta nova ETE, para atender às demandas gerais do aumento da população e contribuir para o bem-estar dos habitantes da região. A tecnologia Nereda foi selecionada como o processo de tratamento biológico para a melhoria da estação de tratamento de águas residuais que atende a uma população de mais de 200.000 pessoas.
A antiga ETE localizada na cidade, atendia ao município há décadas e seu sistema de tratamento ultrapassado não era capaz de atender às novas regulamentações para remoção de carbono e nutrientes, nem de fornecer a capacidade necessária para a população atual e crescente da região.
A planta precisava de uma atualização considerável para atender aos seguintes requisitos do projeto:
A BRK escolheu a tecnologia Nereda para a nova instalação - Estação de Tratamento de Águas Residuais de Lontra - devido à sua área compacta, alta eficiência energética, baixo consumo de produtos químicos e estrutura modular e adaptável. Isso significa que a BRK poderia manter os custos operacionais baixos e ampliar facilmente a estação quando necessário.
Ao selecionar a tecnologia Nereda, a BRK conseguiu atender aos requisitos do projeto, como:
A nova instalação de Araguaína tem capacidade para tratar águas residuais de uma população equivalente a 228.000 habitantes. Ela atende aos padrões de remoção de nitrogênio total de 10mg/l - um dos limites mais rigorosos do Brasil. E, embora ainda não seja necessário, a planta pode atender aos limites de remoção de fósforo total de 1 mg/l, caso essas normas entrem em vigor.
Lontra é a quinta estação de tratamento da BRK a usar a tecnologia Nereda como parte de uma parceria contínua de dez anos. A moderna instalação está localizada em um novo local, fora da cidade, e é abastecida por uma nova rede de esgoto. Sua construção gerou mais de 1.100 empregos para a economia local.
O resultado é uma planta moderna, com construção de alta qualidade e tecnologia avançada que garantirá eficiência energética, conformidade e capacidade - agora e no futuro. A estação protegerá as fontes de água locais e os ecossistemas da vida selvagem, melhorando significativamente o saneamento e o bem-estar dos habitantes de Araguaína.